8 mudanças em logos de bandas de rock/metal

Acompanhar a evolução dos logos conta muito sobre a história das bandas

Chico Oliveira
5 min readMar 25, 2018

Acho que você já tinha visto por ai diversas listas com a origem dos nomes de bandas de rock e claro ela era mais focada nas bandas clássicas, mas pouco ou nada se comenta sobre as logos, que são também as identidades das bandas.

Conhecer a evolução delas diz muito sobre o momento e a história da banda em questão, mudanças de sonoridade, nova linha temática dos álbuns, até mesmo renovações completas. Por isso num serviço de utilidade pública o blog da apenas um chico vai listar aqui 10 mudanças em logos de bandas de rock/metal. Não serão as maiores ou melhores, mas as mais interessantes. Vamos falar um pouco sobre a evolução de cada uma e contar curiosidades sobre a criação de cada. Nada muito profundo e com logos sempre negativas, porque somos desses.. Tudo certo? Vamo lá!

1) Linkin Park

Um caso bastante recente de alteração em logo de foi a da banda de NuMetal californiana Linkin Park. Devido a morte causada por crises de depressão do seu vocalista e um dos ícones da banda Chester Bennington, a banda decidiu marcar pra sempre a partida do amigo retirando um dos lados do hexágono do simbolo da banda que havia mudado meses antes no lançamento do álbum One More Light que tinha mudado bastante o som da banda. Até então a sigla LP ficava dentro de um circulo e a mudança significava a presença de cada um dos membros. Com a partida de Chester algo faltava e por isso o hexágono não faria mais sentido.

Cada lado significava um membro e sem Chester o simbolo deve estar incompleto. | | Fonte: Divulgação

2) Metallica

A banda de heavy e trash metal californiana Metallica que possui um dos logo mais icônicos do mundo do rock sendo reconhecido até por que não conhece a fundo o som dos caras. Ela entra na lista não pelas mudanças, mas sim pelo retorno. A logo mudou drasticamente nos anos 90 nos álbuns Load (1996) e Reload (1997). Voltando ao clássico com pequenas mudanças apenas em 2008 no álbum Death Magnetic.

O logo foi criado pelo próprio James Hetfield que disse em uma entrevista no programa de Jimmy Kimmel que a fez enquanto sonhava em conquistar o mundo com o seu som.

Após um várias mudanças a banda voltou ao clássico em 2008. | | Fonte: Divulgação

3) Aerosmith

O logotipo original do Aerosmith foi projetado pelo ex-guitarrista da banda Ray Tabano, que ficou no grupo por apenas 1 ano, mas sua contribuição para o design do logotipo acabou sendo crucial. Ele aparece pela primeira vez em 1974 no álbum Get your wings. Ela é uma grande letra A espalhando asas no fundo e revelando uma pequena estrela no espaço negativo. Ao longo dos anos, foi modificada, mas o conceito principal permanece. Muito bem, Ray!

O logo mudou, mas a ideia permaneceu ao longo dos anos. | | Fonte: Divulgação

4) Green Day

Qual banda teve mais mudanças no logo e porque foi o Green Day?

Na verdade, o logotipo tem sido o mesmo por um período de tempo, exceto pelas fontes, que a banda mudou de forma sediciosa toda vez que lançavam um novo álbum. Seja qual for a versão do logotipo do Green Day que você adote, ela irradia protesto, agressão, orgulho, liberdade, auto-afirmação, auto-expressão, rebeldia e sede por algo novo.

Além disso, Houve um tempo em que o logotipo do Green Day era o nome escrito em letras rosa 3D sobre um fundo azul.

Praticamente o logo muda junto com os aluns. Assim é o Green Day. | Fonte: Divulgação

5) AC/DC

O logotipo AC / DC continua sendo um dos logos mais emblemáticos da história do rock. Foi criado pelo diretor criativo de arte da Atlantic Records, Bob Defrin, e pelo famoso designer gráfico Gerard Huerta. O logotipo foi revelado no lançamento da edição internacional do seu quarto álbum de estúdio Let There Be Rock.

O logotipo do AC / DC apresenta letras góticas inconfundíveis semelhantes em aparência àquelas encontradas na Bíblia de Gutenberg. Huerta projetou a fonte para combinar com o título semi-bíblico do álbum “Let There Be Rock”. O logo se tornou altamente popular e memorável, sendo usado em mais de 20 milhões de capas de álbuns e merchandising e desde então é um dos icones do rock sendo imitado e copiado a exaustão.

Foram mais de OITO tentativas de logo até chegar na que conhecemos hoje. | Fonte: Divulgação

6) Pantera

A banda começou no Glam Rock, estilo que fazia muito sucesso no fim dos nos 1980, mas por influencia direta do produtor e da saida do primeiro vocalista Terry Glaze e a entrada de Phil Anselmo a banda foi mais em mais se aproximando do Trash Metal que foi o que levou o grupo a ícone do gênero. O passado ficou e a logo da época de Metal Magic (1983) também. Que bom.

Do Glam ao Trash. Pantera é hoje um icone do gênero. | Fonte: Divulgação

7) Black Sabbath

Apesar de essa não ser a mais recente logo que é a de 2013, sem dúvidas essa e seu demônio, que se chama Henry e é o mascote da banda, é a versão mais conhecida do grupo. a própria banda em entrevista não se recorda bem de onde saiu a ideia pra Henry:

O primeiro lugar que me lembro de ver foi em um single do álbum Never Say Die. Geezer não lembra onde foi usado pela primeira vez. Outras pessoas com quem conversei afirmam que Geezer inventou e tecnicamente possui os direitos autorais. Não sei se isso é besteira ou não. De qualquer forma, estava basicamente olhando para ver se o uso de Henry na reedição 96/98 era sua ideia, ou se estava realmente por perto para o lançamento original.

8) Iron Maiden

A mudança é tão ridícula que nem merecia entrar nessa lista, mas listas de Rock/Metal sem Iron Maiden…

¯\_(ツ)_/¯ | Fonte: Divulgação
Resultado de imagem para é golpe choque de cultura

Gostou? Então me motive a fazer mais. Clique 50 vezes aê nas 👏!

Compartilhe e me siga nas suas redes socais: Twitter |Instagram

Se você não tiver uma conta no Medium, é só fazer uma, super rapidinho, logando com o seu Twitter. Então você me segue e sempre que eu fizer um texto e novo você vai saber e as receber estrelinhas do Tio Chico.

--

--

Chico Oliveira
Chico Oliveira

Written by Chico Oliveira

Quadrinista, Editor. Eu não posto muito por aqui, acontece...

No responses yet